Receita de Broa de Milho


INGREDIENTES

 

Farinha de Trigo 2,5Kg
Farinha de Centeio 2,5Kg
Farinha de Milho 5Kg
Água 7l
Sal 150g
Fermento 100g
Açúcar 300g

PREPARAÇÃO
Leve o milho (5Kg) a escaldar em água (2l) durante 3 minutos.
Depois de arrefecido, junte as farinhas de trigo e de centeio, o fermento, o sal, o açúcar e a água dentro da tina da Amassadeira Espiral e amasse durante 10 minutos (3 minutos em 1ª velocidade e 7 minutos em 2ª velocidade).
Deixe repousar o preparado de massa durante 30 minutos no Estancador.
Por último, divida em empelos de 1Kg e leve ao forno elétrico a 240 ºC entre 35 a 40 minutos.

Como a tradicional receita da Broa de Milho, temos também o típico Pão Alentejano.

4 thoughts on “Receita de Broa de Milho

  1. Pingback: Milho | receitaspadaria

  2. Pingback: Festa da Broa em Avintes | Receitas Padaria

  3. Olá boa tarde, antes de mais parabéns pelo blog, descobri-vos ontem e tenho estado a apreciar as vossas receitas e histórias publicadas, ,muito bom design e principalmente com receitas a produtos de cá, de Portugal. Estou ansioso por começar a trabalhar na 1ª! Tenho estado ultimamente a descobrir este mundo e a maravilhosa sensação de criar o meu próprio pão, a pesar de na minha família ter sempre havido esta tradição, temos até fornos a lenha onde fazemos diversos tipos de pães, um deles a broa de milho, e outras refeições, mas da minha parte só há pouco é que comecei a olhar para eles com outros olhos.

    Tenho estado principalmente atento e focado nas várias técnicas diferentes que encontro nos livros e em blogues, tenho percebido que tudo tem um propósito. Relativamente a esta receita da broa de milho reparei num procedimento que nunca tinha visto: “Leve o milho, o açúcar, o sal e a margarina (…) a escaldar em água (7l) durante 3 minutos”

    Conseguem explicar-me melhor o que significa isto? Interpretações:
    – misturar o açúcar, o milho, a margarina e o sal, numa taça dentro de água a ferver, como se fosse em banho maria…? mas então os 7l aconselhados não tinham muito sentido, porquê 7 litros?
    – misturar esses ingredientes em 7 litros de água a ferver, e deixar durante 3 minutos? E os outros 5 l da receita onde entram?

    agradecia imenso esse esclarecimento
    Obrigado

    • Boa tarde Pedro,
      Antes de mais obrigado pelo seu comentário e elogio. É com grande satisfação que lemos o seu texto.

      De facto, existe um erro na receita, causador das dúvidas que relatou. Agora corrigida, julgamos que não exista qualquer dúvida na receita e na utilização da água.
      Caso as dúvidas permaneçam, informe-nos.
      Obrigado e boas receitas nesta nova etapa que desejamos longa.

Deixe o seu cometário