Sensibilidade ao glúten não existe… Verdade?

Uma equipa de investigadores noruegueses e australianos fez uma experiência que publicou uma conclusão bastante surpreendente: o inchaço e desconforto abdominal que muitas pessoas, sem doença celíaca, relatam após a ingestão de pão pode não ter nada a ver com o glúten, mas com outro componente do trigo: os frutanos.

Os frutanos são um tipo de hidrato de carbono encontrado, além do trigo, em alimentos como a cebola, o alho e outros vegetais.

Estudos anteriores já tinham antevido uma possível ligação entre os frutanos e a síndrome do intestino irritável, o que levou os investigadores a interrogarem-se se este elemento estaria também na origem de outros problemas digestivos. 

Para esta investigação as 59 pessoas com intolerência (não celíaca) ao glúten, ao longo de várias semanas, consumiu barras de cereais e anotou os sintomas que teve. Algumas das barras tinham glúten, outras frutanos e outras nem uma coisa nem outra.

Depois dos registos analisados, os investigadores descobriram que a maioria dos voluntários teve o típico inchaço apenas depois de ingerir as barras de cereais que continham frutanos e que quando comiam as que tinham glúten e as de controlo não sentiam qualquer desconforto.

Os investigadores sublinham que esta é uma descoberta importante, uma vez que as dietas com baixo nível ou sem glúten foram associadas, num estudo da Universidade de Harvard, a um risco maior de desenvolvimento de diabetes tipo 2.

A doença celíaca é uma doença auto-imune que ocorre em indivíduos com predisposição genética causada pela permanente sensibilidade ao glúten.

Fonte do artigo: Revista Visão 

Anúncios

One thought on “Sensibilidade ao glúten não existe… Verdade?

  1. Pingback: [Rebçogados] A possibilidade de sensibilidade ao glúten não existir – Sobre sal e paciência

Deixe o seu cometário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s