Uma equipa de investigadores noruegueses e australianos fez uma experiência que publicou uma conclusão bastante surpreendente: o inchaço e desconforto abdominal que muitas pessoas, sem doença celíaca, relatam após a ingestão de pão pode não ter nada a ver com o glúten, mas com outro componente do trigo: os frutanos.
Os frutanos são um tipo de hidrato de carbono encontrado, além do trigo, em alimentos como a cebola, o alho e outros vegetais.
Estudos anteriores já tinham antevido uma possível ligação entre os frutanos e a síndrome do intestino irritável, o que levou os investigadores a interrogarem-se se este elemento estaria também na origem de outros problemas digestivos.
Para esta investigação as 59 pessoas com intolerência (não celíaca) ao glúten, ao longo de várias semanas, consumiu barras de cereais e anotou os sintomas que teve. Algumas das barras tinham glúten, outras frutanos e outras nem uma coisa nem outra.
Depois dos registos analisados, os investigadores descobriram que a maioria dos voluntários teve o típico inchaço apenas depois de ingerir as barras de cereais que continham frutanos e que quando comiam as que tinham glúten e as de controlo não sentiam qualquer desconforto.
Os investigadores sublinham que esta é uma descoberta importante, uma vez que as dietas com baixo nível ou sem glúten foram associadas, num estudo da Universidade de Harvard, a um risco maior de desenvolvimento de diabetes tipo 2.
A doença celíaca é uma doença auto-imune que ocorre em indivíduos com predisposição genética causada pela permanente sensibilidade ao glúten.
Fonte do artigo: Revista Visão
Pingback: [Rebçogados] A possibilidade de sensibilidade ao glúten não existir – Sobre sal e paciência